domingo, 30 de novembro de 2014

Magalí em “Chapeuzinho Vermelho”. De Maurício de Souza.

Apresentação do vídeo Magalí em “Chapeuzinho Vermelho”. De Maurício de Souza. O vídeo faz uma releitura da história “Chapeuzinho Vermelho”.
Provocar as crianças, perguntando por que os “lobos” têm fama de malvados? Contextualizar as fábulas. Esclarecer que os lobos assim como outras espécies não têm tendências para o mal. São movidos pelo instinto de sobrevivência como o leão, o tigre, etc. Espécies ameaçadas de extinção pelas ações predatórias do homem.
Comentar com eles que aqui mesmo, no Brasil, temos o “lobo Guará”.
Sugerir às crianças que quando forem para o laboratório de informática ou aqueles que disponham deste recurso em casa, que façam pesquisas sobre as espécies ameaçadas de extinção.
Contação da história “Era uma casa muito engraçada”, de Ney Mourão.
A história fala de um lobo bonzinho (Lupércio Pacato). Um lobo que vivia triste por não ter amigos, pois todos fugiam dele quando o avistavam, graças a fama de malvado que as fábulas antigas atribuíram a eles. Com a ajuda do “João de barro”, Lupércio consegue dar a volta por cima e ganhar grandes amigos na floresta.
Registro
Formação de duplas. Cada dupla irá produzir um quadro em cartolina com folhas de maracujá, cola e pedacinhos de papel cartaz representando a carinha do Lupércio Pacato. O lobo bonzinho da história.

As crianças poderão ambientar a suas montagens com desenho em giz de cera ou lápis de cor. (Fonte: Aulas de Arte).

Um comentário: